Aula 3- Definindo os layouts e Activitys

3.1 Definindo os layouts

1) No B4A, abra o projeto "ProgramaCadastroConsulta", salvo no passo 18 da aula 1 e  em seguida vá até o menu "Designer" e clique na opção "abrir design"Na janela que se abre clique no menu "Arquivo" e em seguida "Salvar como" e aí salve esse layout com o nome de "lprofessor" conforme indicado pela figura 1.

Figura 01. Nomeando o primeiro layout

2) Ainda nessa mesma janela, vá novamente no menu "Arquivo"e clique na opção "Novo"( para se criar um novo layout), conforme demonstrado pela figura 2.

Figura 02. Criando um novo layout

3) Após isso, vá novamente no menu "Arquivo" e, em seguida, "Salvar como" e aí salve esse layout com o nome de "lprofessor1" conforme indicado pela figura 3.

Figura 03. Criando o segundo layout

4) Agora crie mais 3 layouts e nomei-os da seguinte maneira:

telacadastroprofessorum
telaconsultarprofessor
telaprincipal

5) Se você fez os procedimentos anteriores de forma correta, ao se clicar no menu "Arquivo", conseguirá visualizar o resultado demonstrado pela figura 4.

Figura 04. Visualização dos layouts criados

6) Feche a janela do "Visual Designer".

3.2 Definindo as Activityes

7) Toda vez que abrimos o B4A, uma activity "Main" é criada por padrão. Como nosso projeto será composto de vários módulos, é interessante fazermos o uso de mais activityes que serão mais a frente associadas aos layouts que criamos anteriormente. Vá até o menu "Projeto", "Adicionar novo módulo", em seguida clique em "Módulo de Atividade", conforme demonstrado pela figura 5.

Figura 05. Adicionando um novo módulo de atividade

8) Na caixa de diálogo que se abrir, digite "maincadastroprofessor1" e clique no botão "ok" conforme demonstrado pela figura 6.

Figura 06. Nomeando o novo módulo

9) O módulo criado pelo passo anterior aparece destacado abaixo.

Figura 07. Módulo de atividade maincadastroprofessor1

10) Agora crie mais um módulo de atividade com o nome de "telaconsultarprofessor"( sem aspas).

11) Agora vá até o menu "Projeto", "Adicionar novo módulo", em seguida clique em "Módulo de Código", conforme demonstrado pela figura 8.

Figura 08. Adicionando um módulo de código

9) Na caixa de diálogo que se abrir, digite "ConexaoGeral"( sem aspas) e clique no botão "ok" conforme demonstrado pela figura 9.

Figura 09. Nomeando o novo módulo de código

10) Se você fez os procedimentos anteriores de forma correta, sua área de trabalho deverá ficar com a aparência demonstrada pela figura 10.

Figura 10. Visualização dos módulos que serão usados pelo aplicativo